WhatsApp

Governo sírio impõe restrições à importação de frango congelado para proteger setor local

Descubra como o governo sírio impôs restrições à importação de frango congelado para apoiar agricultores locais e a economia nacional

O novo governo sírio impôs restrições às importações de frango congelado a partir de 15 de agosto de 2025. A medida, anunciada pelo Ministério da Agricultura, visa proteger os agricultores locais da concorrência e expressa preocupações com a qualidade dos produtos estrangeiros.

A decisão foi tomada poucas semanas após as autoridades sírias suspenderem as exportações de 20 produtos agrícolas, incluindo carne de frango e ovos. Em entrevista à agência de notícias SANA, Saeed Ibrahim, diretor de Economia e Planejamento Agrícola, enfatizou que a nova estratégia busca reduzir a dependência de importações, fortalecer a segurança alimentar e aliviar os encargos sobre a economia nacional.

O Contexto da Indústria Avícola Síria

A decisão do governo ocorre em um cenário de reconstrução pós-guerra. O regime do ex-presidente Bashar al-Assad foi derrubado em dezembro de 2024, marcando o fim da guerra civil que começou em 2011. A indústria avícola sofreu danos significativos durante o conflito, embora os números exatos ainda não estejam disponíveis.

 

Antes da guerra, a Síria tinha uma indústria avícola em expansão, com uma produção anual de 300.000 toneladas de carne de frango e 5 bilhões de ovos, dos quais 1,5 bilhão eram exportados. No entanto, devido aos danos causados pelo conflito, o país se tornou um importador líquido de carne e ovos de frango nos últimos anos. Em 2023, por exemplo, o país exportou apenas US$ 1,1 milhão em aves, enquanto importou US$ 31,6 milhões, vindos exclusivamente da Turquia.

O comércio de alimentos na Síria tem sido prejudicado por sanções internacionais impostas ao regime de Assad. No entanto, em maio de 2025, o presidente dos EUA, Donald Trump, e a União Europeia ordenaram o levantamento das sanções, em um esforço para ajudar o país a se recuperar.

As restrições estão sujeitas a uma revisão mensal e podem ser ajustadas com base no equilíbrio entre oferta e demanda. Ibrahim projeta que, ao forçar os comerciantes a dependerem de produtos locais, a medida incentivará os agricultores a expandirem suas operações.

Compartilhe esta notícia

  • A FGE Cursos é uma instituição de Ensino, que desde 2005 tem como foco oferecer cursos de excelência de Pós-Graduação MBA , Capacitação e Aperfeiçoamento na cadeia produtiva do agronegócio, que atendam as exigências do mercado, fundamentados na valorização do ser humano como fonte de riqueza e transformação.

Contato

41 99967 8100